SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3An Evaluation of "school preventive actions in oral Health": the perceptions of adolescents from Embu, São Paulo, BrazilThe concept of biosafety in light of post-normal science: advancements and perspectives to collective health índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Saúde e Sociedade

versión impresa ISSN 0104-1290

Resumen

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti  y  MADEIRA, Wilma. Hipertrofia das mediações, internet e empoderamento, no campo da saúde-doença. Saude soc. [online]. 2007, vol.16, n.3, pp. 149-157. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902007000300014.

Busca-se neste trabalho discutir a questão das mediações técnicas que, hoje, no campo da saúde/doença, interpõe-se entre o homem e seu corpo e mente. Trata-se de um trabalho de natureza essencialmente ensaística no qual a questão é analisada considerando que as formações sociais não são entidades auto evidentes, necessitando, portanto, de modelos teóricos para serem entendidas. Assim, adotam-se, como referência teórico-metodológica, os princípios que regem a pós-modernidade, especialmente aquele que diz respeito à "separação entre meios e fins". Ainda no plano metodológico, tais princípios são ilustrados utilizando-se como referência dissertação de mestrado defendida em 2006, que explora as possibilidades do uso da internet como instrumento de ação empoderadora. A principal proposta apresentada levanta a necessidade de uma ação empoderadora de controle social sobre as instâncias mediadoras, visando enfrentar o fenômeno da hipertrofia das mediações, que faz com que elas se tornem autônomas, deixando com isso de estar a serviço do homem na sua relação com seu corpo e mente.

Palabras llave : Internet; Mediações Técnicas; Campo da Saúde-Doença.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués