SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The supposedly subaltern professions: the example of Brazilian nursingGender, women's vulnerability to HIV/Aids and preventive actions at a neighborhood on the periphery of Teresina, Piauí, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

BRITO, Maria José Menezes et al. Traços identitários da enfermeira-gerente em hospitais privados de Belo Horizonte, Brasil. Saude soc. [online]. 2008, vol.17, n.2, pp. 45-57. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902008000200006.

Com o propósito de compreender aspectos subjetivos do trabalho da enfermeira-gerente, buscou-se, por meio deste estudo, analisar os traços identitários da enfermeira-gerente no contexto de instituições hospitalares a partir do questionamento fundamentado na apresentação que os sujeitos fazem de si mesmos. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, do qual participaram nove enfermeiras-gerente que atuam em quatro instituições hospitalares privadas de médio e grande porte, no município de Belo Horizonte. Os traços identitários foram organizados de acordo com os planos profissional, organizacional e individual, os quais abrangem: preservação e reforço de identidade social da enfermeira, a trajetória profissional como uma evolução da prática da assistência para o exercício da gerência, valorização da experiência prática e permanência em atividades ligadas à prestação da assistência direta ao paciente; identificação com a organização; e questões relativas à vida privada e auto-imagem positiva expressa pelas gerentes. O estudo permitiu a identificação de traços marcantes de um grupo profissional específico, evidenciando a influência das questões de gênero, das relações de poder e da cultura na identidade social dos sujeitos pesquisados.

Keywords : Enfermeira-gerente; Traços identitários; Hospitais privados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese