SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Social control and participatory management in public health at healthcare units in Campo Grande, MS, Brazil, 1994-2002The trajectory of tobacco control in the School of Public Health of the University of São Paulo: report on an experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

D'ACRI, Vanda; SOUZA, Kátia Reis de; SANTOS, Maria Blandina Marques dos  and  CASTRO, Hermano Albuquerque de. Formação de trabalhadores e pesquisa na construção do movimento de ação solidária de luta pela saúde: o caso da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto do Rio de Janeiro (ABREA/RJ). Saude soc. [online]. 2009, vol.18, n.1, pp. 154-163. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902009000100015.

Neste artigo, analisamos o movimento de um grupo de Ação Solidária denominado Associação Brasileira de Expostos ao Amianto do Rio de Janeiro (ABREA/RJ). Privilegiamos a fala e o ponto de vista dos próprios trabalhadores sobre o movimento, com base no enfoque dos estudos qualitativos e da investigação participativa. Sob a égide do método da educação popular, realizamos reuniões de grupo pautadas na colaboração entre trabalhadores e pesquisadores, o que se mostrou uma estratégia pedagógica facilitadora da reconstrução dos vínculos de solidariedade e da promoção da saúde. Desenvolvemos o argumento de que as práticas de educação em saúde, relativas ao mundo do trabalho, exigem socialização das informações e do conhecimento científico, aliadas a uma ação política integrada que potencialize transformações a favor de uma cidadania plena no trabalho. Outrossim, sustentamos o caráter imprescindível de alguns elementos para a concretização, a contento, de uma práxis educativa em saúde dos trabalhadores, a saber: participação, diálogo, solidariedade e aliança entre trabalhadores e pesquisadores. Por fim, enfatizamos o valor das redes - nas esferas nacional e internacional - de apoio aos trabalhadores no fortalecimento do movimento de banimento do amianto, como também o fato de o próprio trabalho ser um importante ativador da organização de luta pela saúde.

Keywords : Saúde do trabalhador; Amianto; Luta pela saúde; Grupos de ação solidária; Educação em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese