SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Workers education and research in the construction of the solidarity action movement for the struggle for health: the case of the Brazilian Association of the Exposed to Asbestos (ABREA/RJ) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

MIRRA, Antonio Pedro; MARCONDES, Ruth Sandoval; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo  and  STEWIEN, Glacilda Telles de Menezes. Resgate histórico do controle do tabagismo na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo: relato de uma experiência. Saude soc. [online]. 2009, vol.18, n.1, pp. 164-170. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902009000100016.

A ação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo na luta contra o tabagismo teve início em 1975, quando a instituição participou da III Conferência Mundial de Fumo e Saúde, realizada em New York (EUA). Depois de três décadas de trabalho ininterrupto, ela recebeu, em 2008, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o selo prata de certificação de ambiente livre do tabaco. Nesse espaço de tempo, ao lado de um trabalho educativo, realizado corpo a corpo com docentes, funcionários e alunos, foram realizadas pesquisas, treinamentos e desenvolvido toda uma programação orientada pelo Ministério da Saúde / Instituto Nacional do Câncer. Foram também produzidas inúmeras monografias de mestrado, teses de doutorado e de livre docência, tendo como tema o tabagismo do ponto de vista educativo, social, médico e sanitário. Este artigo pretendeu fazer o relato dessa trajetória.

Keywords : Tabagismo; Memórias da FSP; Fumo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese