SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Representações de trabalhadores portuários de Santos-SP sobre a relação trabalho-saúdeEmprego e acidentes de trabalho na indústria frigorífica em áreas de expansão do agronegócio, Mato Grosso, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290

Resumo

GOMES-MACHADO, Maria Luiza  e  CHIARI, Brasilia Maria. Estudo das habilidades adaptativas desenvolvidas por jovens com Síndrome de Down incluídos e não incluídos no mercado de trabalho. Saude soc. [online]. 2009, vol.18, n.4, pp. 652-661. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902009000400009.

O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre o desenvolvimento de habilidades adaptativas por pessoas portadoras de síndrome de Down (SD) e sua inclusão no mercado de trabalho. Este estudo analisou as habilidades desenvolvidas por pessoas incluídas e não incluídas no mercado de trabalho. A pesquisa revelou que as pessoas portadoras de habilidades adaptativas prévias são favorecidas na seleção para o trabalho, em detrimento das demais. Em seguida analisaremos tais resultados, confrontando-os com alguns fatores condicionantes do desenvolvimento de tais habilidades prévias, tais como o ambiente familiar, assim como as influências socioculturais. Por fim, apontaremos a necessidade de inclusão das demais pessoas com SD.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Família; Cultura; Habilidades Adaptativas; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português