SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4The role of women from popular groups in Manaus concerning health care productionEmpowerment: strengthening process of subjects in spaces of social participation and political democratization índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Saúde e Sociedade

versión impresa ISSN 0104-1290

Resumen

SILVA, Carlos Roberto de Castro e. A amizade e a politização de redes sociais de suporte: reflexões com base em estudo de ONG/Aids na grande São Paulo. Saude soc. [online]. 2009, vol.18, n.4, pp. 721-732. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902009000400015.

O atual quadro da epidemia de HIV/Aids reforça a tendência de associação com a exclusão social, uma vez que as pessoas mais vulneráveis à infecção são aquelas que sofrem com as consequências da pobreza e/ou pertencem a grupos minoritários. Esse perfil suscita ações de combate à discriminação e ao estigma, não só ao HIV/Aids, mas a outras formas de discriminação e opressão social associadas à síndrome, como as de gênero, raça/etnia e classe social. Este estudo propõe discutir, do ponto de vista psicossocial, o papel das ONGs/Aids como promotoras da formação de redes sociais de suporte, focando no processo de politização dos vínculos afetivos das pessoas que vivem com o HIV/Aids (PHA), através da participação política. Tendo seu campo empírico em uma ONG/Aids situada na Grande São Paulo. Consideramos que uma ONG pode contribuir como polo articulador ou rearticulador de novas redes sociais para PHA. Nesse sentido, supomos a ONG/Aids como um espaço de transição para aqueles que buscam ajuda na instituição, incrementando um quadro com diferentes atores sociais que contribuiriam para a formação de uma rede social que daria suporte para a superação das consequências do HIV/Aids. A partir dos relatos, destacamos alguns dos aspectos psicossociais que favorecem e/ou dificultam o processo de rearticulação dessas pessoas em novas redes sociais através de situações relacionadas: às trajetórias de vida marcadas por opressões sociais e pelo individualismo, ambos reforçados pelo impacto do HIV/Aids; às contradições da convivência no espaço institucional; e às possibilidades de transformação dos vínculos comunitários por meio da solidariedade e cidadania.

Palabras llave : HIV/Aids; Participação política; Redes sociais; Organização não governamental; Amizade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués