Percepções do docente em sua vivência na formação técnica do ACS, Módulo I, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Relato das considerações de uma Assistente Social, docente em sala. A formação da turma objeto deste estudo coube a duas docentes em sala e cinco na UBS, desenvolvendo-se em 24 encontros semanais de 8h, no período de abril a novembro de 2006, envolvendo 21 alunos de três UBS (Gaivotas, Varginha e Jordanópolis). O processo ensino-aprendizagem ocorreu com "sucessivas aproximações" ao conteúdo pessoal, grupal e teórico, em que a "matéria-prima" do conhecimento fluía da troca de experiências e histórias de vida dos participantes, sendo finalizado com grupo focal para pesquisa posterior. Semanalmente, após avaliação, num ritual de agregação, todos expressavam sentimentos quanto ao "que haviam aprendido e ao que levavam para casa daquele dia". Dentre as lições aprendidas, apontamos o enriquecimento da construção do "saber ser, saber fazer e saber conviver em sala" pela busca do conhecimento do ACS. Houve quebra do paradigma em "perceber-se que ninguém está preparado para a docência, é uma aventura desafiante, esculpida dia a dia, no processo de aprender a aprender", que foi notória na concepção da docente. Recomendamos o incentivo na disseminação do saber por meio de "rede de conversações", como preconiza o PSF, envolvendo todos participantes do processo saúde-doença, favorecendo a contribuição do ACS na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde na comunidade.
Docência; Desafio; Vínculos; Aprendizado mútuo