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Relações disciplinares em um centro de ensino e pesquisa em práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças

Disciplinary relationships in a university center for education and research in health promotion and disease prevention in clinical practice

O trabalho em equipe interdisciplinar é considerado um importante pressuposto para reorganização do processo de trabalho com práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças, visando a uma abordagem mais integral e resolutiva. Neste artigo avaliam-se as relações disciplinares entre profissionais de saúde a partir do estudo de caso de um centro universitário voltado ao ensino e pesquisa em práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças. Com base na visão humanista das relações disciplinares, procurou-se identificar as principais premissas que determinam o trabalho interdisciplinar. Utilizaram-se os métodos da observação participante e entrevistas semi-estruturadas com profissionais de saúde, seguidas da análise de conteúdo na modalidade temática, para a coleta e interpretação dos dados. A análise revelou que o serviço de saúde avaliado apresentava uma situação possivelmente transitória da pluri para a interdisciplinaridade. Partindo-se do estudo de caso, discutem-se os fatores sociais, culturais, educacionais, institucionais e subjetivos que podem agir tanto como facilitadores quanto como obstáculos à interdisciplinaridade.

Interdisciplinaridade; Promoção da Saúde; Profissionais de Saúde


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