SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Disasters, social order and civil defense planning: the Brazilian contextThe meaning of old age for elderly men and women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

LARANJEIRA, Carlos António. "Velhos são os Trapos": do positivismo clássico à nova era. Saude soc. [online]. 2010, vol.19, n.4, pp. 763-770. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902010000400004.

Para que o ser humano consiga concretizar o direito à vida plena e digna, para que se justifique completamente a procura pela longevidade, deve socialmente permitir-se que essa vida maior seja igualmente melhor. Para que isso aconteça algo tem que mudar nas representações da velhice, no respeito pelas particularidades que a envolvem e pela oferta de estruturas específicas. A velhice é uma fase da vida que tem sido socialmente desvalorizada, negativamente representada, o que se reflete na qualidade de vida dos idosos. Esse ensaio reflexivo pretende desvelar os principais debates culturais sobre a velhice, ao analisar duas estruturas ideológicas dicotômicas sobre o envelhecimento e a velhice. Os resultados são defensores da necessidade de construção de imagens positivas sobre o envelhecimento, para combater os tradicionais modelos de declínio e de despessoalização. Realça-se a complexidade e a heterogeneidade dos fenômenos em análise sublinhando a aplicação de novas estratégias destinadas à construção de uma nova era sobre a velhice, ancorada nos paradigmas de cidadania e pluralidade sociais.

Keywords : Vulnerabilidade; Senescência; Velhice; Qualidade de vida; Exclusão social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese