SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4"Aged People are Rags": from classic positivism to the new eraThe contribution of evaluation research for the process of implementation of social control in SUS (National Health System) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

FERNANDES, Maria das Graças Melo  and  GARCIA, Loreley Gomes. O sentido da velhice para homens e mulheres idosos. Saude soc. [online]. 2010, vol.19, n.4, pp. 771-783. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902010000400005.

Este estudo de natureza qualitativa foi efetivado no grupo de convivência Juventude Acumulada, do bairro popular de Cruz das Armas, do município de João Pessoa-PB. Da pesquisa, participaram dezoito mulheres e doze homens idosos que aceitaram, livremente, participar da investigação. A coleta de dados foi realizada nos meses de abril e maio de 2008, mediante uma entrevista semiestruturada gravada. Na análise do material empírico, utilizamos a abordagem de análise de discurso proposta por Fiorin. No que se refere aos sentidos atribuídos à velhice, verificamos que boa parte dos homens se sentem jovens, "velhos só na idade" ou diante da desvalia social da aposentadoria. Os demais consideram a velhice algo negativo para suas vidas, que ameaça sua autonomia e independência. As mulheres, em sua maioria, expressam e vivem a velhice de modo ambíguo, ou seja, apesar de entenderem a velhice como algo negativo e presente em suas vidas, essa fase do ciclo vital representa, para muitas, uma oportunidade de desfrutar os anos de vida que lhes restam de forma mais livre.

Keywords : Envelhecimento; Velhice; Gênero; Idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese