SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4The contribution of evaluation research for the process of implementation of social control in SUS (National Health System)Work processes in health: mental health care practices in the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

AMARAL, Arino Sales do; TAMAKI, Edson Mamoru; SALES, Cibele de Moura  and  RENOVATO, Rogério Dias. Avaliação da descentralização do programa de controle da tuberculose do nível secundário para o nível primário do sistema de saúde de Dourados-MS. Saude soc. [online]. 2010, vol.19, n.4, pp. 794-802. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902010000400007.

O objetivo deste estudo foi avaliar a descentralização das ações do controle da tuberculose do nível secundário para o nível primário do sistema de saúde de Dourados-MS, realizado através da implantação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), no período de 2003 a 2006. A pesquisa constituiu-se em avaliação normativa com a utilização de dados secundários para obter o conhecimento do contexto e dos resultados das ações desenvolvidas. Foram utilizadas como categorias de análise: estrutura, processo e resultados. Ao analisar o processo de descentralização foi possível observar mudanças na atenção proporcionada aos usuários, não somente pela melhoria no acesso, mas, principalmente, pela postura dos profissionais de saúde evidenciada através de aumento significativo na busca dos sintomáticos respiratórios, na coleta de escarro para a baciloscopia e na detecção dos bacilíferos entre o total dos casos pulmonares encontrados. Todavia, os avanços verificados não trouxeram os resultados esperados para o município, indicando a existência de fragilidades ou lacunas de conhecimento que comprometeram os esforços dispensados no desenvolvimento de ações do programa.

Keywords : Descentralização; Tuberculose; Atenção básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese