SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Evaluation of the decentralization of the tuberculosis control program from secondary to primary level in the health system of Dourados-MSProfessional competences and the training process in a multi-professional internship in Family Health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

CAMURI, Danilo  and  DIMENSTEIN, Magda. Processos de trabalho em saúde: práticas de cuidado em saúde mental na Estratégia Saúde da Família. Saude soc. [online]. 2010, vol.19, n.4, pp. 803-813. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902010000400008.

OBJETIVO: Refletir sobre processos de trabalho em saúde na rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação ao cuidado em saúde mental. METODOLOGIA: Entrevistas com 12 trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS); observação participante do cotidiano da Unidade de Saúde da Família e visitas domiciliares. RESULTADOS: Os processos de trabalho em saúde são organizados de modo burocratizados e hierarquizados e as práticas de cuidado esquadrinham os usuários a partir do saber/fazer de cada categoria profissional. Há repetição da lógica do especialismo e as equipes não acolhem e não se responsabilizam pela demanda, realizando o encaminhamento para outras unidades. CONCLUSÃO: Consideramos que a partir de um novo modo de arranjo de trabalho e gestão é possível interferir na subjetividade e na cultura dominante entre os trabalhadores da saúde, potencializar o vínculo terapêutico, a transversalidade dos saberes e práticas e produzir processos de trabalhos que gerem acolhimento e responsabilização pela vida do usuário.

Keywords : Estratégia saúde da família; Estratégia de atenção Psicossocial; Saúde mental; Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese