SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Work processes in health: mental health care practices in the Family Health StrategyInterpersonal network analysis: application to the reality of a nursing team working in a hematology unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

NASCIMENTO, Débora Dupas Gonçalves do  and  OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. Competências profissionais e o processo de formação na residência multiprofissional em Saúde da Família. Saude soc. [online]. 2010, vol.19, n.4, pp. 814-827. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902010000400009.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) é uma modalidade de pós-graduação lato sensu cuja finalidade é desenvolver competências dos profissionais de saúde para o trabalho no SUS. Este estudo teve como objetivo construir um perfil de competências para orientar a formação profissional na RMSF. Pesquisa qualitativa realizada com 15 preceptores de uma RMSF e oito trabalhadores da Estratégia Saúde da Família. Para análise dos dados empíricos, utilizou-se a técnica de análise de discurso proposta por Fiorin (1999) e adaptada por Car e Bertolozzi. As competências encontradas foram classificadas nas áreas de domínio propostas por Witt: valores profissionais, comunicação, trabalho em equipe, gerência, orientada à comunidade, promoção da saúde, resolução de problemas, atenção à saúde, educacional e em ciências básicas da saúde pública e coletiva. A construção do perfil de competências revelou a potencialidade pedagógica e política da RMSF para transformação das práticas de cuidado em saúde e a necessidade de pensar a formação a partir de uma perspectiva ampliada do processo saúde-doença.

Keywords : Competência profissional; Residência; Programa Saúde da Família; SUS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese