SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Professional competences and the training process in a multi-professional internship in Family HealthThe challenge of Núcleo de Atenção Médica Integrada in view of the need to include the speech-language pathologist in Fortaleza's Municipal Health System author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

LANDIM, Fátima Luna Pinheiro et al. Análise das redes interpessoais: aplicação na realidade de uma equipe de enfermagem atuando em unidade de hematologia. Saude soc. [online]. 2010, vol.19, n.4, pp. 828-837. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902010000400010.

A equipe de Enfermagem do Serviço de Hematologia depara-se constantemente com situações de sofrimento intenso, podendo afetar sua homeostase. Considerando o postulado acerca da tendência à atualização do ser humano, as redes interpessoais podem ser benéficas, disponibilizando suportes para atualização da pessoa, que passa a transformar sua energia em comportamento útil, favorecendo o desempenho de funções e promovendo saúde. Este estudo foi realizado sobre a metodologia de análise das redes sociais, com o objetivo de analisar a rede interpessoal dos componentes de uma equipe de Enfermagem, que atua em unidade de hematologia de um hospital-escola na cidade de Fortaleza-CE. Foi realizado no ano de 2009, com 10 informantes-chaves. Os dados foram coletados no questionário gerador de nomes e qualificador da relação, processados nos programas: UCINET 6.123 e NETDRAW 2.38. O emprego da metodologia de análise de redes sociais permitiu reunir elementos elucidativos acerca da estrutura do grupo, sendo possível, a partir daí, tecer considerações acerca da posição ocupada pelos indivíduos, bem como do núcleo de relações constituído ao redor de cada um.

Keywords : Equipe de Enfermagem; Rede Social; Apoio Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese