SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Humanization in Elderly Health CareThe home visit performed by the community health agent from the perspective of adults and elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

TAHAN, Jennifer  and  CARVALHO, Antonio Carlos Duarte de. Reflexões de idosos participantes de grupos de promoção de saúde acerca do envelhecimento e da qualidade de vida. Saude soc. [online]. 2010, vol.19, n.4, pp. 878-888. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902010000400014.

O aumento no número de idosos nas últimas décadas tem motivado o interesse pelo estudo do envelhecimento e dos fatores associados à qualidade de vida desta população. No Brasil, importantes avanços no campo da saúde têm sido conquistados, sendo que a Estratégia Saúde da Família (ESF) surge com potencial para tornar concreta a participação da comunidade e a integralidade das ações. Neste sentido, objetivou-se analisar as percepções dos idosos em relação à sua qualidade de vida após a adesão a Grupos de Promoção de Saúde (GPS). A pesquisa foi feita na abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio da entrevista semiestruturada e da observação participante. Nas análises, realizadas através da análise de conteúdo temático, foram identificados seis grandes temas: Sentimentos em relação a como é ser idoso no Brasil; Satisfação com a Saúde; Significados de qualidade de vida; Satisfação com a vida; Importância das atividades sociais e de lazer para qualidade de vida; Os GPS. Estes sugerem que os sujeitos da pesquisa valorizam a independência e autonomia na realização de suas atividades e atribuem uma vida saudável a comportamentos adequados em relação aos cuidados com a saúde, destacando as atividades de lazer, a participação nos GPS e os bons relacionamentos como imprescindíveis para satisfação com a vida, apontando para uma visão de saúde positiva, na qual tais atividades, em especial a participação nos GPS, tornaram-se relevantes para a qualidade de vida e para a formação de uma rede social de cuidado que integrou a comunidade e os serviços de saúde.

Keywords : Idosos; Qualidade de vida; Estratégia de Saúde da Família; Grupos de Promoção de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese