SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Grassification of the Amazon region and meat consumption: what is behind?Health and illness behaviors in a Cape Verdean community in Lisbon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

COSTA-ROSA, Abílio. Ética e clínica na atenção psicossocial: contribuições da psicanálise de Freud e Lacan. Saude soc. [online]. 2011, vol.20, n.3, pp. 743-757. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000300018.

O objetivo central é discutir a possibilidade de uma ética pertinente ao conjunto de ações atualmente realizadas sob o enfoque da Atenção Psicossocial no campo da Saúde Mental Coletiva. Utilizando o método do ensaio, partirei da análise de algumas proposições importantes sobre a ética na Saúde Mental, presentes na literatura recente, e da experiência de vários anos no campo da Atenção Psicossocial como trabalhador, como assessor clínico-institucional do Ministério da Saúde e como formador de psicoterapeutas. Duas vertentes de análise são consideradas: éticas disciplinares, chamadas éticas da psiquiatria, incluindo uma tentativa importante de complementá-las criticamente sob o enfoque da "ética do cuidado", e éticas fundadas em concepções psicanalíticas do sujeito e seu sofrimento, que destacam as dimensões do sujeito como "entre" social e como "entre" subjetivo ou "entre sentido". Com base nas diretrizes do Sistema Único de Saúde e na psicanálise do campo freudiano, procura-se fundamentar a ética da Clínica na Atenção Psicossocial como ética do "cuidar-se" - base necessária para a construção do protagonismo dos sujeitos do sofrimento na produção do sentido necessário à superação do sofrimento e demais impasses que motivaram a procura de ajuda, e para a possibilidade de seu reposicionamento no "entre social" e no "entre sentido"; componentes da saúde em sintonia com a subjetividade singularizada referenciada nos Ideais socioculturais e no devir desejante. Demonstra-se que essa ética exige dos trabalhadores do campo a superação dialética dos modos de produção de saúde e subjetividade em sintonia com o Modo Capitalista de Produção e seus derivados autoritários.

Keywords : Ética na Atenção Psicossocial; Saúde Mental Coletiva; Governança Clínica; Psicanálise e Clínica Ampliada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese