SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Cooperação e apoio técnico entre estado e municípios: a experiência do programa articuladores da atenção básica em São PauloContribuições do Movimento Construcionista Social para o Trabalho com Famílias na Estratégia Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290

Resumo

SISSON, Maristela Chitto et al. Estratégia de Saúde da Família em Florianópolis: integração, coordenação e posição na rede assistencial. Saude soc. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 991-1004. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000400016.

O estudo buscou examinar o modelo assistencial da atenção básica em saúde em Florianópolis, a partir da implementação da Estratégia Saúde da Família, e analisar suas possibilidades de conduzir a organização do sistema de saúde quanto à integração à rede de serviços com coordenação dos cuidados desde a perspectiva dos atores sociais envolvidos. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso com abordagens quantitativas e qualitativas e diversas fontes de informação convergentes trianguladas. Foram entrevistadas 789 famílias e 343 profissionais responderam ao questionário do inquérito. A análise do modelo baseou-se nas dimensões: posição da estratégia de saúde da família na rede assistencial; mecanismos de integração da rede assistencial; disponibilidade e uso de informações sobre a atenção prestada e integração do PSF com programas de saúde coletiva e ações de vigilância à saúde. Os resultados mostraram que é preciso avançar mais para a consecução dessas dimensões e para que se constitua em estratégia de reordenamento do SUS, com um mínimo de impacto sobre a conversão do modelo assistencial. O fortalecimento da Estratégia Saúde da Família na posição de porta de entrada preferencial integrada à rede, com referências reguladas para a atenção especializada, indica potencialidades futuras para reorientar a organização do sistema.

Palavras-chave : Programa Saúde da Família; Modelo assistencial; Atenção Primária de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português