SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Scientific production of the social and human sciences in health and some meaningsEthic dimension in health research focusing on the qualitative approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

MAZZA, Selene Regina  and  VASCONCELLOS, Maria da Penha Costa. O cotidiano na investigação em saúde pública: um recorte teórico e metodológico. Saude soc. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 24-31. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000100004.

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões acerca das possibilidades investigativas do cotidiano através da análise dos modos de vida, que ampliem perspectivas ao campo de pesquisa em saúde pública, considerando que o estudo dos modos de vida no cotidiano envolve a análise das trajetórias que contextualizam rotinas, interações e significados de vida. Isso possibilita ao pesquisador social do campo da saúde, a partir de um enquadre teórico, uma flexibilização metodológica que oferece mobilidade na escolha da técnica que melhor favoreça o entendimento da questão a ser investigada. Tem-se aqui, como referência conceitual, a ideia de um cotidiano investigado a partir de processos e contextos interativos, em oposição a uma objetivação categorial entre sujeito e objeto. Nesse contexto, partindo da reflexão teórica, toma-se como referencial empírico da pesquisa, a sala de espera do ambulatório do Serviço de Metabolismo Osteoarticular de um Posto de Saúde na cidade de Fortaleza/CE, no intuito de tornar possível uma compreensão interpretativa do cotidiano que envolve as situações de vida e de saúde de mulheres com osteoporose.

Keywords : Modos de vida; Metodologia; Saúde pública; Sociologia do cotidiano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese