SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Ethic dimension in health research focusing on the qualitative approachLevel of knowledge about malaria of the population of Mozambique Island author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

MACIEL-LIMA, Sandra Mara  and  RASIA, José Miguel. As imagens não falam por si mesmas: um estudo sociológico da equipe do transplante hepático. Saude soc. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 42-51. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000100006.

O presente artigo visa entender como uma equipe de transplante hepático se relaciona com a constante tensão entre certeza e incerteza nas práticas médicas associadas à utilização de imagens durante o processo de transplante. Para tanto, utiliza-se a metodologia de abordagem qualitativa, a etnografia e o estudo de caso como procedimentos técnicos. Os dados foram coletados por meio de observação e entrevistas semidiretivas realizadas com a equipe de transplante do Hospital de Clínicas da UFPR. Toda imagem demanda a análise e interpretação, de preferência de um especialista em imagem, capaz de identificar o que esta revela. E é nesse momento que se percebem as insuficiências das imagens e ao mesmo tempo do manifesto pela certeza; da ilusão de uma prática de interpretação sem a presença da subjetividade de quem interpreta. Na análise de imagens médicas o que está em jogo também é o modo de ver o objeto analisado. Muitas vezes o que se vê são fragmentos do que ocorre no corpo, e a interpretação dessa imagem pressupõe informações que não estão visíveis, mas que são capturadas pela experiência e pelo conhecimento adquiridos pelo médico ao longo do tempo e também na sua relação com o paciente. Percebe-se, assim, que mesmo com o desenvolvimento das tecnologias de imagem no campo médico, não se elimina a tensão entre a objetividade e a subjetividade, entre a certeza e a incerteza, entre o saber e o ver.

Keywords : Transplante Hepático; Habitus; Imagiologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese