SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1Cirandas da vida: dialogism and art within health managementParticipatory management and the recognition of workers: advances in Brazilian's National Health System - SUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

POSSA, Lisiane Bôer  and  CORTES, Soraya Maria Vargas. Mecanismos de participação e atores sociais em hospitais: o caso do Grupo Hospitalar Conceição-RS. Saude soc. [online]. 2012, vol.21, suppl.1, pp. 59-70. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000500005.

O artigo tem como objetivo compreender o surgimento de mecanismos de participação em organizações hospitalares. Mais especificamente, procura identificar o papel e o impacto destes nas relações entre os atores no interior do hospital e em seu envolvimento com essa organização. A estratégia metodológica utilizada foi a de estudo de caso. O campo empírico foi o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre/RS. Através da pesquisa, pôde-se observar que os fóruns de participação existentes no hospital desempenham múltiplas funções, todas direcionadas para a inclusão dos usuários e trabalhadores de saúde na organização. Constituem-se como espaço para apresentação dos interesses, demandas e negociação de consensos. Abrem a agenda da Direção para temas relevantes para os atores participantes. Possibilitam tornar público o debate das questões polêmicas. Favorecem a construção de alianças entre os atores e a construção de apoio político para o enfrentamento de questões em disputa. Contribuem para a aprendizagem dos atores, a diminuição das assimetrias entre eles e a socialização das informações sobre o hospital. A existência de fóruns de participação contribuiu para alterar o envolvimento dos atores com o hospital e as relações entre eles. Pôde-se perceber que a criação de dispositivos de participação no hospital propiciou aos atores tradicionalmente excluídos e com menores recursos de poder, ou seja, usuários e trabalhadores de saúde, tanto maior envolvimento quanto relações mais horizontais com os demais atores. Ao mesmo tempo, diminuiu a intervenção dos médicos na organização com o fortalecimento da administração em aliança com esses outros atores.

Keywords : Participação; Participação em hospital; Hospitais; Políticas de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese