SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1Social actors and participatory mechanisms in hospitals: the case of Grupo Hospitalar Conceição-RSParticipatory management in SUS through integrating education, and community service: the experience of a family health league as a project of University extension in Fortaleza - Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

CUNHA, Penha F.  and  MAGAJEWSKI, Flávio. Gestão participativa e valorização dos trabalhadores: avanços no âmbito do SUS. Saude soc. [online]. 2012, vol.21, suppl.1, pp. 71-79. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000500006.

Este estudo teve como objetivo apresentar as mudanças políticas e estruturais introduzidas ao longo da trajetória de 20 anos do Sistema Único de Saúde - SUS com vistas a assegurar a democratização da gestão da saúde e legitimar a inclusão de novos atores políticos em todo o processo de construção de um novo modelo de atenção à saúde. A fim de atender ao objetivo proposto, foram abordados os elementos constituintes de programas, políticas e estratégias que, implementadas nos últimos anos, abrem espaço para a emergência e o fortalecimento do controle social, da gestão participativa e da valorização profissional no âmbito do SUS. A ampliação dos espaços de participação social e dos trabalhadores na gestão do sistema é fundamental e baliza a efetivação de mudanças na direção de um sistema de saúde inclusivo, acolhedor, integral, resolutivo e, sobretudo, democrático.

Keywords : Políticas públicas; Gestão participativa; Controle social; Valorização profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese