SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1Preceptorship of territory, new practices and knowledge in the strategy of continuing education in family health strategy: the case study of Sobral, Ceara, BrazilOrganization and functioning of the health councils and the participative management, Fortaleza-CE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

SILVA, Maria Verônica Sales da et al. Avaliação do Acesso em Saúde na 2ª Microrregião de Saúde, CE. Saude soc. [online]. 2012, vol.21, suppl.1, pp. 107-116. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000500009.

O objetivo desta pesquisa é avaliar os indicadores da Central de Regulação da 2ª Microrregional de Saúde. METODOLOGIA: estudo documental, descritivo e de avaliação, realizado na 2ª Microrregional de Saúde-CE, desenvolvido nas Centrais de Marcação de Consultas (CMC) dos municípios, que envolvem 16 profissionais ligados à regulação microrregional e regional. A coleta dos dados realizou-se no período de fevereiro a agosto de 2007, em fonte documental. Este projeto foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará-UFC. RESULTADOS: a aplicação do parâmetro de cobertura permitiu identificar que os municípios apresentaram baixa cobertura de consultas especializadas para a população microrregional. Apenas dois municípios possuem mais de 90% de cobertura; nos demais, esse parâmetro está aquém do estimado, tendo dois municípios apresentado 28% de cobertura e apenas um, 13%, representando o menor percentual. A supervisão da Programação pactuada e Integrada-PPI nos municípios ainda é uma atividade incipiente no âmbito das ações de controle. Percebeu-se que as CMC dos municípios da 2ª microrregião estão com indicadores de oferta e demanda estrangulados, os gestores municipais não programam o suficiente para atender a demanda da população. A regulação estruturada nesta microrregião não cumpre o papel de otimizar a utilização dos serviços de referência nos espaços supramunicipais segundo os critérios das necessidades de saúde da população.

Keywords : Avaliação; Regulação; Indicadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese