SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1The Landless Rural Workers' Movement and National Health System (SUS) social control: perspective of the national collective of healthExercise of social control in Brazilian's National Health System: nurses' point of view as a member of local health council author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290

Abstract

CRUZ, Katiane Ribeiro da  and  COELHO, Elizabeth Maria Beserra. A saúde indigenista e os desafios da particip(ação) indígena. Saude soc. [online]. 2012, vol.21, suppl.1, pp. 185-198. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000500016.

Análise da participação indígena na saúde indigenista, tomando como referência empírica a atuação dos Tentehar-Guajajara (Amarante) na Casa de Apoio à Saúde do Índio (CASAI)/Pólo-Base Guajajara e no Distrito Sanitário Especial Indígena no Maranhão (DSEI-MA), no período de 2000 a 2007. A análise é realizada buscando apreender se ocorre e como se dá a participação dos índios no modelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), de forma a identificar as possibilidades de respeito à diversidade étnica, através da participação indígena, prevista na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. A pesquisa aponta que os Tentehar-Guajajara estão continuamente tentando participar de todas as questões relativas às políticas indigenistas, incluídas as de saúde. Além dos mecanismos oficiais de participação na saúde indigenista, eles têm criado estratégias próprias para serem sujeitos nesse processo. A necessidade de acionar tais estratégias sinaliza que a condução da saúde indigenista no DSEI-MA contradiz o que está posto nos documentos oficiais como uma de suas principais características: a criação de condições para a participação indígena.

Keywords : Políticas Públicas; Povos Indígenas; Participação Indígena; Saúde Indigenista; Diversidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese