Ações de diagnóstico |
Identificação, cadastramento e inspeção das formas
de abastecimento: atualização do cadastrado realizado pelo
SVE/SMS/PMV em 2005 e realização de inspeções em sistemas,
soluções alternativas e individuais de abastecimento. |
Sim: devido à ampliação e capacitação da equipe de
atuação em VQACH. |
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Monitoramento da qualidade da água: definição de um plano de
amostragem considerando as diretrizes constantes em Brasil
(2005a). |
Sim: como os SA apresentavam adequado cumprimento à legislação
em relação ao plano de amostragem e ao padrão de qualidade da
água, a coleta das amostras da VQACH priorizou as SAC e as
SI. |
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Sistematização e análise de dados |
Avaliação e análise integrada dos sistemas de informação: acesso
e análise de dados constantes nos seguintes sistemas de
informação: MDDA, SIAB, banco de dados relativos às atividades
de controle da qualidade da água (sistemas de abastecimento),
IBGE e INPE. |
Sim: a partir da parceria entre o serviço de saúde e a UFV. O
acesso aos dados foi facilitado pelo fato de que os
profissionais envolvidos nas ações de VQACH eram também
responsáveis pelo gerenciamento dos dados epidemiológicos. |
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Avaliação ambiental e epidemiológica: envolvimento de
profissionais dos serviços de vigilância epidemiológica e
ambiental na condução das atividades e análises de dados. |
Sim: a partir da parceria entre o serviço de saúde e a UFV. O
fato dos profissionais envolvidos nas ações de VQACH serem
também responsáveis pelo gerenciamento dos dados epidemiológicos
permitiu um diálogo bastante eficiente na análise integrada de
banco de dados, viabilizando a análise mais consistente e
específica de aspectos que deveriam integrar a avaliação da
exposição relacionada à qualidade da água para consumo
humano. |
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Análise e classificação do grau de risco à saúde: caracterização
dos sistemas, soluções alternativas e individuais de
abastecimento considerando as inspeções realizadas e dados sobre
qualidade da água(1)
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Sim: a análise integrada de dados de ocorrência de casos de MDDA
e os relativos à existência de soluções individuais de
abastecimento possibilitou uma classificação, ainda que
incipiente, do grau de risco à saúde das diferentes formas de
abastecimento de água, considerando a localização dessas
soluções segundo os bairros e distritos. |
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Realização de inquéritos e investigações epidemiológicas:
investigação epidemiológica de surto de DDA em uma creche do
município. |
Sim: o fato de que os profissionais envolvidos nas ações de
VQACH eram também responsáveis pelo gerenciamento dos dados
epidemiológicos não apenas facilitou como permitiu a intervenção
precoce no surto. |
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Recomendação de medidas corretivas/preventivas |
Atuação junto ao(s) responsável(is) pela operação de sistema ou
solução alternativa de abastecimento: discussão conjunta de
problemas identificados, capacitação e treinamento de
responsáveis por soluções alternativas de abastecimento. |
Sim: a análise integrada de banco de dados permitiu orientar a
definição de algumas ações de intervenção, dentre elas a atuação
junto ao/s responsável/eis por soluções alternativas de
abastecimento. |
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Comunicação e educação em saúde |
Disponibilização de informações: devolução das informações
referentes aos resultados das análises de água realizadas nas
soluções alternativas e individuais de abastecimento.
Iniciativas de cumprimento ao Decreto 5.440/2005 pelos
responsáveis pelos as. |
Parcialmente: não foram estabelecidos procedimentos formais e
contínuos de divulgação por parte da VQACH. A produção de
material informativo e a mobilização popular podem constituir um
interessante “canal” de disponibilização de informações. |
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Educação, comunicação e mobilização social: não realizado por
não ter sido meta específica do projeto. Ação mais de longo
prazo, poderá ser planejada a partir dos problemas e questões
identificadas com a implementação do VIGIAGUA. |
Parcialmente: apesar de não ter sido meta específica dessa
experiência, as oficinas de formação de agentes de endemias e
fiscais sanitários podem ser tomadas como exemplos de ações
dessa natureza, não apenas na perspectiva formativa, mas também
mobilizadora, uma vez que esses agentes acabam exercendo papel
de multiplicadores pelo contato contínuo com a comunidade. |