S1 - Eu um dia, eu passei muito mal no serviço, fui levada (choro) E me passaram pelo psiquiatra. E a diretora começou a me tratar como se eu fosse um cachorro. [...] Eu não fiz a manutenção do grupo de voz, por quê? Porque eles fazem uma pressão muito grande dentro da unidade. [...] Eu também moro no bairro onde eu trabalho. E você corre o risco até de ser ameaçada.
|
S6 - Eu me afastei do estado e transferi o cargo de coordenadora pra prefeitura. [...] É um trabalho um pouco, é, exige muito de mim, só que é um trabalho que eu tenho meu tempo, que eu faço as coisas no meu tempo, né? [...] Eu tenho autonomia, sim. Graças a Deus a direção da minha escola é uma direção bem aberta, né?
|
S2 - E o barulho gente? É ensurdecedor! [...] Porque nós temos dois andares, o nível um embaixo e o nível dois em cima. O nível um quando não está em recreio, está o nível dois. O nível dois vai pro intervalo, liga essa rádio pro pátio, pra ficar o som nos funks da vida. Que atrapalha o nível um que não tem condição de dar aula.
|
S6 - No trabalho eu sei que tem coisa que eu tenho que entregar logo, né? E tem coisa que eu posso segurar um pouquinho. [...] Eu acho que essas coisas eu consegui dar uma organizada na minha vida, né? [...] Porque o externo seu, às vezes, até procura dar uma tumultuada, né? Então cabe à gente decidir o que quer, o que pretende fazer?
|
S2 - E me readaptaram na prefeitura por causa de uma ameaça de aluno. [...] Eu sofri isso no ano passado, você fica assim perdida, eu não podia ir na escola, enquanto o menino que me ameaçou não saiu. [...] Nada que possa prejudicar o gestor, o diretor, eles levam à frente. Então eles não vão punir um aluno, penalizar um aluno. [...] E com isso o aluno tá com uma liberdade muito maior.
|
S7 - Eu acho que eu tenho autonomia. [...] As políticas, os políticos, toda essa filosofia, todo mundo fala a educação não sei o quê. Põe toda a responsabilidade de tudo no professor. A família já não faz mais nada. Então, o professor que é o responsável. E a gente é impotente na verdade. É muito resumido nosso trabalho.
|
S3 - Mas o pó de giz assim direto, eu já percebo que já me dá um cansaço, né? [...] Do ano passado pra cá, eu tenho as duas turmas de fundamental I. Então eu falo muito. [...] Pela aquela preocupação de que aprenda, né? Então fica incessantemente explicando dez vezes a mesma coisa, falando né? Aí força.
|
S7 - Porque às vezes, faltavam 20 minutos pra acabar a aula. Aí propunha uma atividade, não dava, eu já ficava nervosa. Então comecei a controlar a ansiedade [...] A fono me incentivou a procurar psicoterapia. Eu acho que também me ajuda muito. [...] E eu tomei a decisão de exonerar um cargo também.
|
S3 - Olha, eu tive todos esses problemas, mas não foi com a diretora não, foi com uma professora substituta. E ela tinha que ficar com a minha sala quando eu viesse fazer o tratamento. Foi um inferno tão grande, que uma das consultas que eu passei com o doutor aqui, eu não conseguia falar com ele de tanto que eu chorava.
|
S8 - Você chama a família, a família se arma, vem pra cima de você. [...] Essa sala que eu peguei esse ano, eu chorei muitas vezes pelo corredor, eu falei eu não vou aguentar. E as colegas: “a escola te conhece tem mais de dez anos, você tem apoio pra isso”. A coordenação deu apoio, direção deu apoio.
|
S3 - Como é que pode ter essa nova lei, que o professor tem que ter os 25 anos trabalhado e mais a idade. [...] Porque a pessoa com 20 anos dentro de uma sala de aula, ela já se acabou. E eu tenho muito medo disso.
|
|
S4 - O trabalho me afetou muito. Por causa da metodologia que a diretora se propôs a colocar em detrimento do que eu acredito. É um excesso de assédio moral. Só que não tem como falar.
|
|
|
|
S5 - A direção formou uma sala só com alunos problemas e eu não dei conta. [...] Pedi ajuda pra coordenação, pedi ajuda pra direção, mas eles assim: “não, não tem nada, não, tem nada não”. [...] Teve a primeira reunião de coordenação, falei pros professores, expus toda a situação, mas é complicado, porque cada um fala assim: “ah cada um com seus problemas”. Você não tem apoio. [...] Aí foi quando, assim, eu comecei a me sentir muito mal, comecei a tremer, até hoje eu estou assim, quando eu falo da situação da escola.
|
|
S8 - À tarde, toda quinta, sexta- feira, eu tenho que aguentar o pancadão. É um carro aberto lá fora. [...] Então você já, já arruma uma atividade, um desenho, você tem que mudar seu planejamento nesse dia. Três horas, já tem que dar uma coisa diferenciada, porque os alunos ficam naquele pique e eles querem dançar ainda. [...] Estou também, tentando me organizar para o ano que vem pedir afastamento de um cargo. [...] Eu preciso de tempo pra mim.
|
|