SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Violence in transsexual, transgender and intersex couples: a systematic reviewA produção de conhecimento sobre juventude(s), vulnerabilidades e violências: uma análise da pós-graduação brasileira nas áreas de Psicologia e Saúde (1998-2008) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290versão On-line ISSN 1984-0470

Resumo

SOUZA, Mariana de et al. A vivência da sexualidade por idosas viúvas e suas percepções quanto à opinião dos familiares a respeito. Saude soc. [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.936-944. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902015132060.

O objetivo deste trabalho foi descrever a vivência da sexualidade por mulheres idosas viúvas, frequentadoras de um Centro de Convivência do Idoso, e verificar a percepção quanto à opinião dos seus familiares. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratório-descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo temática. Emergiram desta as categorias: 1) a vivência da sexualidade sofreu algumas modificações após o estado de viuvez garantindo submissão às normas e regras sociais para o comportamento feminino; 2) as idosas assumem ter optado pela vida sem um novo companheiro; 3) a família apoia o convívio social, mas não existe declaração de apoio para novos relacionamentos amorosos; e 4) houve ressignificação das questões de gênero no tocante às mudanças relativas ao papel social da mulher, depois da viuvez. Concluímos, portanto, que essas mulheres não vivem, de forma plena e livre, sua sexualidade, pois se submetem às normas sociais.

Palavras-chave : Sexualidade; Percepção; Idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )