SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O adolescente em consulta: percepções biomédicasHistória da talidomida no Brasil a partir da mídia impressa (1959-1962) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290versão On-line ISSN 1984-0470

Resumo

MAFRA, Rennan Lanna Martins  e  ANTUNES, Elton. Comunicação, estratégias e controle da dengue: a compreensão de um cenário público de experienciação. Saude soc. [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.977-990. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902015133744.

Admitindo um esgotamento da relação de causalidade entre comunicação estratégica e controle da dengue, esse artigo objetiva compreender a comunicação em meio a cenários públicos de enfrentamento da doença. Sendo assim, parte de um olhar que considera o aspecto estratégico da comunicação, mas que, ao mesmo tempo, não o toma como única categoria - ou como categoria central - junto a uma dimensão comunicacional do problema público da dengue. A metodologia utilizada no artigo foi a pesquisa bibliográfica, que orientou tanto a busca por estudos sobre comunicação e controle da dengue quanto o levantamento dos fundamentos teóricos gerais que sustentam o horizonte explicativo ora proposto. Como principal resultado, evidencia-se que uma dimensão comunicacional do problema público da dengue constitui-se tanto por aspectos estratégicos quanto por aspectos inusitados, imprevistos e incontroláveis, compondo um cenário público de experienciação nunca totalmente compreendido ou antecipado. Como conclusão, o artigo propõe cinco pressupostos relacionais para estratégias de comunicação em cenários públicos de experienciação da dengue.

Palavras-chave : Comunicação; Estratégias; Dengue.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )