SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3A visão do envelhecimento, da velhice e do idoso veiculada por livros infanto-juvenisGestantes em situação de rua no município de Santos, SP: reflexões e desafios para as políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290versão On-line ISSN 1984-0470

Resumo

ALMEIDA, Thamires Citadini de  e  GUIMARAES, Cristian Fabiano. Os blogs pró-Ana e a experiência da anorexia no sexo masculino. Saude soc. [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.1076-1088. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902015130142.

Este artigo analisa os blogs pró-anorexia, ou blogs pró-ana, produzidos por indivíduos do sexo masculino, para entender o comportamento anoréxico masculino e o espaço que os blogs ocupam na vida desses sujeitos. Nosso objetivo foi explorar elementos relacionados com a cultura de magreza disponível nos blogs, tendo em vista analisar a questão da anorexia em homens, bem como compreender como os mesmos vivenciam essa experiência. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada em blogs brasileiros e estrangeiros cujos autores das páginas eram homens. Os resultados sugerem que essa população faz da internet uma rede de apoio, com características de ajuda mútua e de produção de autonomia. Por meio dos blogs, os homens discutem alternativas para ludibriar a família e socializam estratégias entre os pares para atingir o objetivo da manutenção do baixo peso. Percebemos que os profissionais da saúde devem prestar atenção para esta "rede informal" de apoio mútuo, uma vez que os blogs pró-ana têm contribuído para a promoção do comportamento anoréxico no sexo masculino.

Palavras-chave : Anorexia Nervosa; Homens; Internet; Blogs.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )