SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.1Bioethics of intervention, inter-culturality and non-colonialityEvidence on equity, governance and financing after health care reform in Mexico: lessons for Latin American countries índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290versão On-line ISSN 1984-0470

Resumo

FORTES, Paulo Antonio de Carvalho. Refletindo sobre valores éticos da Saúde Global. Saude soc. [online]. 2015, vol.24, suppl.1, pp.152-161. ISSN 0104-1290.  https://doi.org/10.1590/s0104-12902015s01013.

Desde as últimas décadas do século passado vem sendo construído o campo da saúde global, enfocando questões de saúde supraterritoriais, que extrapolam as fronteiras nacionais, assim como seus determinantes e suas possíveis soluções. Este ensaio objetiva refletir sobre os valores éticos envolvidos na saúde global: justiça social, equidade e solidariedade. Procedeu-se à revisão de artigos científicos e documentos de agências multilaterais. Identificou-se a defesa da saúde global como um bem universal público, analisando os valores da justiça e da equidade com enfoque na alocação e distribuição de recursos, com tendência a priorizar os mais desfavorecidos. São apresentados conceitos de solidariedade, buscando compreender se há a responsabilidade moral de ser solidário com pessoas de outros países, o que justificaria a cooperação internacional na saúde.

Palavras-chave : Solidariedade; Equidade; Ética institucional; Justiça social; Saúde Global..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )