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As dimensões do acesso aos serviços de saúde bucal na mídia impressa

Dimensions of oral health services access in printed media

Resumo

As informações divulgadas pela mídia contribuem para construir a representação populacional sobre o Siste ma Único de Saúde. Este estudo objetivou analisar a veiculação do tema "acesso aos serviços de saúde bucal" na mídia impressa do Espírito Santo (ES), Brasil. Uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental foi realizada, com análise das matérias relacionadas ao acesso aos serviços de saúde bucal veiculadas entre março de 2004 e junho de 2009 nos dois principais jornais do Espírito Santo (A Gazeta e A Tribuna). Para a seleção das matérias utilizamos as palavras-chave: "Dentista", "Odontologia" e "Saúde Bucal". Foram en contradas 392 notícias, sendo 121 delas sobre o tema "acesso aos serviços de saúde bucal". Foram selecio nadas 41 matérias para esta análise, segundo as regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. A análise de conteúdo temática dos dados foi realizada seguindo as categorias "disponibilidade", "capacidade de pagar" e "aceitabilidade". A maioria das matérias divulgou serviços odontológicos disponibili zados gratuitamente por prefeituras, faculdades, igre jas e ações maçônicas. Percebeu-se maior divulgação sobre políticas públicas de saúde bucal em 2004, que abordavam o acesso ao tratamento odontológico e à água fluoretada. Constatou-se frequente divulgação sobre a disponibilidade dos serviços de saúde bucal, incisiva sinalização dos problemas do setor público e apresentação da saúde suplementar como alternativa para suprir suas ineficiências. Também se verificou poucas matérias que abordaram a dimensão da acei tabilidade. Considera-se que, apesar da considerável disseminação de informações pelos veículos de comu nicação no período estudado, torna-se fundamental que a imprensa problematize o acesso aos serviços de saúde bucal em suas dimensões.

Palavras-chave:
Acesso aos Serviços de Saúde; Saúde Bucal; Comunicação em Saúde; Meios de Comunica ção de Massa

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