SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Anonymity and secrecy in human reproduction with donor participation: shifts in perspectivesComplementary and integrative practices by doulas in maternities in Fortaleza (CE) and Campinas (SP), Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290On-line version ISSN 1984-0470

Abstract

CASTIEL, Luis David; MORAES, Danielle Ribeiro de  and  PAULA, Igor Juliano de. Terapeuticalização e os dilemas preemptivistas na esfera da saúde pública individualizada. Saude soc. [online]. 2016, vol.25, n.1, pp.96-107. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902016142788.

Este ensaio pretende abordar o enfoque preemptivo no campo das práticas preventivas em saúde, espe cialmente quanto à ideia de ataque antecipatório no enfrentamento dos riscos que nos ameaçam. Há perspectivas que apontam para uma suposta imprecisão teórica do conceito "medicalização". Mesmo sendo este ponto de vista passível de dis cussões, propomos a expressão "terapeuticalização" para designar práticas relacionadas ao cuidado em saúde, com especial ênfase nas tecnologias de au tomonitoramento da saúde que coletam dados que permitem às pessoas um esquadrinhamento cons tante de funções biológicas como forma somática de produção de subjetividade. Parece haver uma abrangência que está se ampliando gradualmente para o uso de automonitoramento, que provavelmen te deve se expandir, na medida em que um crescente número de organizações e instâncias se dê conta do potencial dos dados produzidos a partir dessas práticas. O automonitoramento pode ser visto como uma estratégia biopolítica utilitarista que coloca o "si mesmo liberal" como um cidadão responsável, com vontade e capacidade de tomar cuidado de si, de sua felicidade, de seus autointeresses.

Keywords : Prevenção; Preempção; Risco; Au tomonitoramento; Biopolítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )