Acessibilidade / Reportar erro

Indigenous narratives about suicide in Alto Rio Negro, Brazil: weaving meanings 1 1 This study is linked to the project Saúde e Condições de Vida de Povos Indígenas na Amazônia (Health and Life Conditions of Indigenous People in the Amazon) PRONEX/FAPEAM/CNPq, and was financially supported by the Instituto Brasil Plural (IBP).

Abstract

Taxas de mortalidade por suicídio mais elevadas são recorrentemente encontradas em indígenas quando comparadas a populações circunvizinhas, inclusive em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, município brasileiro com maior percentual de autodeclarados indígenas. Entender como o suicídio é representado em contextos indígenas específicos é uma dimensão qualitativa, pouco explorada e relevante. O objetivo deste artigo foi analisar sete narrativas sobre suicí dio de um kumu (curandeiro tradicional) da mais populosa comunidade indígena de São Gabriel da Cachoeira. No processo analítico-interpretativo realizou-se uma dupla hermenêutica, ou seja, inter pretar a interpretação do narrador, buscando apoio na literatura etnográfica clássica e contemporânea, nas teorias sobre o processo de construção da pessoa e do parentesco no contexto ameríndio. A análise das narrativas permitiu reconstruir o suicídio como um fenômeno associado a conflitos que se anco ram profundamente em aspectos socioculturais e históricos dos povos indígenas daquela região, que remetem a tensões intergeracionais, de gênero e no campo do parentesco. O gerenciamento desses con flitos parece estar comprometido, já que estratégias tradicionais parecem perder a eficácia simbólica e outras não foram adequadamente encontradas para substituí-las. O consumo de álcool, embora seja um elemento importante para compreensão do suicídio, não deveria ser tomado como elemento explicativo central, mas, sobretudo como um catalisador desses conflitos.

Keywords:
Suicídio; Populações Indígenas; Narra tivas; Psiquiatria Transcultural

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br