SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1O quesito raça/cor nos estudos de caracterização de usuários de Centro de Atenção PsicossocialPlanejamento regional integrado: a governança em região de pequenos municípios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290versão On-line ISSN 1984-0470

Resumo

ALBRECHT, Cristina Arthmar Mentz; ROSA, Roger dos Santos  e  BORDIN, Ronaldo. O conceito de equidade na produção científica em saúde: uma revisão. Saude soc. [online]. 2017, vol.26, n.1, pp.115-128. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017162684.

Este ensaio tem como objetivo identificar como o princípio da equidade é empregado nos estudos brasileiros que versam sobre saúde. Foi realizada uma revisão da produção científica de quatro bases de dados utilizando os Descritores em Ciências da Saúde “equidade” e “saúde” em todos os índices. Foram revisados 34 artigos que abordavam o tema da saúde no Brasil. Como resultado, percebe-se que a equidade é entendida na maioria dos artigos como um fator essencial para a justiça social, considerando o contexto de desigualdades sociais no qual o Sistema Único de Saúde se encontra inserido. Houve a predominância do conceito de equidade proposto pela Organização Mundial da Saúde que destaca a dimensão moral e ética do termo. A concentração da discussão da equidade apenas no nível do acesso indica uma compreensão restrita do termo, que pode ser explicada pela dificuldade em operacionalizá-lo, uma vez que um princípio social se trata de um valor abstrato.

Palavras-chave : Equidade; Equidade em Saúde; Sistema Único de Saúde; Gestão em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )