SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1A importância histórica e social da infância para a construção do direito à saúde no trabalhoA acupuntura vai além da agulha: trajetórias de formação e atuação de acupunturistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290versão On-line ISSN 1984-0470

Resumo

MAFFACCIOLLI, Rosana; OLIVEIRA, Dora Lúcia L. C. de  e  BRAND, Évelin Maria. Vulnerabilidade e direitos humanos na compreensão de trajetórias de internação por tuberculose. Saude soc. [online]. 2017, vol.26, n.1, pp.286-299. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017168038.

O objetivo foi compreender como desigualdades e violações de direitos humanos se articulam em trajetórias de vulnerabilidade à internação por tuberculose. Foram realizadas entrevistas com pessoas internadas para tratamento da tuberculose em um hospital localizado em Porto Alegre, região sul do Brasil, no ano de 2014. Coinfecção tuberculose-HIV/aids, uso nocivo de drogas (especialmente o crack) e estar em situação de rua foram os acontecimentos mais expressivos nas trajetórias estudadas. A análise, orientada pelo quadro da vulnerabilidade e dos direitos humanos, e pelo construcionismo social como uma de suas bases teóricas, fez emergir a reflexão sobre marcadores sociais da diferença - gênero, raça, classe social e estigma relacionado à aids e ao uso de drogas - e suas intersecções na constituição das situações associadas ao adoecimento. A expressividade desses marcadores e seus efeitos na produção de desigualdades, discriminação, exploração e opressão permitiu desvelar o cenário sociocultural em que as trajetórias de internação por tuberculose são construídas. Esse conhecimento pode contribuir com a resposta que a tuberculose demanda, especialmente, ao reconhecer que as propostas em saúde precisam buscar mitigar vulnerabilidades sem negligenciar o enfrentamento às desigualdades sociais e à proteção aos direitos humanos.

Palavras-chave : Tuberculose; Internação Hospitalar; Condições Sociais; Vulnerabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )