SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Vulnerabilidade e direitos humanos na compreensão de trajetórias de internação por tuberculoseEntre o ideal e o possível: experiências iniciais das obstetrizes no Sistema Único de Saúde de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290versão On-line ISSN 1984-0470

Resumo

NUNES, Marcelo Felipe; JUNGES, José Roque; GONCALVES, Tonantzin Ribeiro  e  MOTTA, Monique Adriane. A acupuntura vai além da agulha: trajetórias de formação e atuação de acupunturistas. Saude soc. [online]. 2017, vol.26, n.1, pp.300-311. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017157679.

O objetivo deste estudo foi analisar as trajetórias de formação e a atuação profissional de acupunturistas. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, baseado no referencial metodológico das narrativas de histórias de vida. Participaram oito profissionais de saúde - cinco homens e três mulheres -, graduados em enfermagem, fisioterapia e medicina, que utilizavam a acupuntura a partir da perspectiva da medicina chinesa (MC) e que responderam a entrevistas semiestruturadas. A análise das narrativas resultou em três categorias centrais: busca por novas racionalidades em saúde; adentrando no universo da acupuntura; a acupuntura vai além da agulha. Observou-se que a busca pela acupuntura foi motivada pela insatisfação com a formação inicial no paradigma biomédico. A trajetória de formação na acupuntura foi gradativa e envolveu profunda inserção na racionalidade da MC, devido à complexi­dade de sua proposta terapêutica, o que os levou a entender que a inserção da agulha representa a confluência de diversos aspectos da racionalidade, não podendo ser reduzida a mera aplicação técnica. Nesse sentido, aponta-se a necessidade de discutir a formação desses profissionais e sua atuação no Sistema Único de Saúde, bem como a aplicabilidade da perspectiva biomédica de pesquisa nos estudos sobre acupuntura.

Palavras-chave : Acupuntura; Medicina Tradicional Chinesa; Trajetória Profissional; Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )