1. Capacidade resolutiva nos serviços de APS. |
1a. Percentual de médicos e enfermeiros dos serviços de APS que consideram adequado o tempo de espera pelos exames diagnósticos frequentemente necessários na prática clínica (exames laboratoriais, eletrocardiograma, raios X etc.). |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
1b. Catálogo de provas diagnósticas solicitadas diretamente nos serviços de APS. |
0 ponto: nenhum tipo de exame; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS. |
1 ponto: somente exames laboratoriais básicos; |
2 pontos: exames laboratoriais básicos e alguns exames de média complexidade; |
3 pontos: existência de ampliação do catálogo de provas diagnósticas solicitadas diretamente nos serviços de APS. |
1c. Coleta de amostras para os exames laboratoriais frequentemente solicitados na prática clínica dos serviços de APS. |
0 ponto: não é realizada nos serviços de APS; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS. |
1 ponto: é realizada nos serviços de APS, mas em um único dia da semana; |
2 pontos: é realizada nos serviços de APS na maioria dos dias da semana; |
3 pontos: é realizada diariamente nos serviços de APS. |
2. Apoio às equipes de APS. |
2a. Equipe interdisciplinar para apoio às equipes de APS. |
0 ponto: não há equipe interdisciplinar para apoio às equipes de APS; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS. |
1 ponto: há equipe(s) interdisciplinar(es), mas atua(m) assumindo o atendimento de grupos específicos; |
2 pontos: há equipe(s) interdisciplinar(es) que atua(m) como referência(s), mas sem discussões clínicas e/ou construção de projetos terapêuticos compartilhados; |
3 pontos: há equipe(s) interdisciplinar(es) que atua(m) como referência(s) e participa(m) de discussões clínicas e/ou construção de projetos terapêuticos compartilhados. |
3. Atendimento à demanda espontânea na APS. |
3a. Funcionamento da APS no atendimento à demanda espontânea. |
0 ponto: não há tolerância para consultas não agendadas; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS. |
1 ponto: há tolerância para consultas não agendadas, mas sem acolhimento a partir de critérios pré-definidos para classificação de risco; |
2 pontos: há tolerância para consultas não agendadas, com acolhimento a partir de critérios pré-definidos para a classificação de risco em determinado período do horário de funcionamento do serviço; |
3 pontos: há tolerância para consultas não agendadas, com acolhimento a partir de critérios pré-definidos para a classificação de risco durante todo o horário de funcionamento do serviço. |
4. Organização da porta de entrada pela APS. |
4a. Percentual de médicos e enfermeiros dos serviços de APS e dos serviços de urgência que consideram que sempre/na maioria das vezes os indivíduos procuram primeiramente os serviços de APS para o primeiro atendimento. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e dos serviços de urgência. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
5. Percurso mais comum do usuário para acesso à atenção especializada. |
5a. Percentual dos encaminhamentos para serviços de saúde especializados que têm origem nos serviços de APS. |
0 ponto: se < 25%; |
Formulários de encaminhamentos para consultas e exames especializados. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
6. Primeira instância regulatória. |
6a. APS como primeira instância regulatória. |
0 ponto: a APS não é responsável pela marcação/agendamento para serviços de atenção especializada; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS. |
1 ponto: a APS é responsável pela marcação/agendamento para alguns serviços de atenção especializada, sem aplicar critérios de priorização preestabelecidos; |
2 pontos: a APS é responsável pela marcação/agendamento para alguns serviços de atenção especializada aplicando critérios de priorização preestabelecidos; |
3 pontos: a APS é responsável pela marcação/agendamento para todos os serviços de atenção especializada aplicando critérios de priorização preestabelecidos. |
7. Controle do fluxo de usuários. |
7a. Análise dos encaminhamentos realizados para serviços de média e alta complexidade. |
0 ponto: não há; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e da atenção especializada. |
1 ponto: há análise não sistemática de alguns encaminhamentos; |
2 pontos: há análise sistemática de alguns encaminhamentos; |
3 pontos: há análise sistemática de todos os encaminhamentos. |
7b. Monitoramento das filas ou listas de espera para serviços de média e alta complexidade. |
0 ponto: não há; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e da atenção especializada. |
1 ponto: há, mas de um modo não sistemático; |
2 pontos: há, de um modo sistemático, mas sem reavaliação periódica dos casos; |
3 pontos: há, de um modo sistemático e com reavaliação periódica dos casos. |
7c. Monitoramento das abstenções aos agendamentos para serviços de média e alta complexidade. |
0 ponto: não há; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e da atenção especializada. |
1 ponto: há, mas de um modo não sistemático; |
2 pontos: há, de um modo sistemático, mas sem estratégia para a reocupação da vaga; |
3 pontos: há, de um modo sistemático e com estratégia para a reocupação da vaga. |
7d. Organização dos fluxos para serviços de média e alta complexidade. |
0 ponto: não há fluxos formalizados; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e da atenção especializada. |
1 ponto: há fluxos formalizados, mas com muita influência de mecanismos informais; |
2 pontos: há fluxos formalizados com pouca influência de mecanismos informais; |
3 pontos: há fluxos formalizados sem a influência de mecanismos informais. |
8. Articulação entre os serviços de APS e serviços de urgência e emergência. |
8a. Percentual de médicos e enfermeiros dos serviços de APS e do serviço de urgência/emergência que consideraram que as tentativas de transferências de usuários atendidos no posto de saúde para a urgência são sempre exitosas. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e de serviços de urgência e emergência. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
9. Sistema municipal de regulação e marcação de consultas e exames especializados. |
9a. Central de marcação de consultas, exames ou procedimentos especializados com processos informatizados. |
0 ponto: não existe; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS. |
1 ponto: existe, mas não disponibiliza acesso online às unidades de APS; |
2 pontos: existe, disponibiliza acesso online, mas somente a algumas unidades de APS; |
3 pontos: existe e disponibiliza acesso online a todas as unidades de APS. |
10. Protocolos clínicos. |
10a. Existência de protocolos clínicos estruturados na perspectiva da região de saúde que vise garantir a continuidade do cuidado para o usuário. |
0 ponto: não existem; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e da atenção especializada. |
1 ponto: existem, mas protocolos restritos aos serviços de APS; |
2 pontos: existem e são compartilhadas, mas apenas entre a APS e os serviços especializados do sistema municipal de saúde; |
3 pontos: existem e são compartilhadas entre a APS e serviços da região de saúde. |
11. Transferência de informações sobre o usuário entre os serviços ou profissionais de saúde. |
11a. Percentual de médicos dos serviços de APS que sempre fornecem informações escritas quando o usuário é referenciado para serviços de outros níveis de atenção. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com médicos dos serviços de APS. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
11b. Percentual de médicos especialistas que sempre recebem informações escritas quando o usuário é referenciado nos serviços de APS. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com médicos dos serviços de atenção especializada. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
11c. Percentual de médicos especialistas que sempre enviam contrarreferência após avaliarem o usuário. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com médicos dos serviços de atenção especializada. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
11d. Percentual de médicos que sempre recebem contrarreferência após consultas do usuário com especialista. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com médicos dos serviços de APS. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
11e. Percentual de encaminhamentos a serviços especializados que apresentam descrição detalhada do motivo do encaminhamento. |
0 ponto: se < 25%; |
Formulários de encaminhamentos para consultas e exames especializados. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
11f. Percentual dos profissionais da APS que recebem relatório de alta hospitalar sempre após internação dos usuários. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
12. Acesso a consultas médicas especializadas, serviços de apoio diagnóstico e atenção hospitalar. |
12a. Percentual de médicos e enfermeiros que consideram adequado o tempo de espera para as consultas médicas especializadas frequentemente necessárias na prática clínica para a condução dos casos. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e da atenção especializada. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
12b. Percentual de médicos e enfermeiros que consideram adequado o tempo de espera até a realização dos exames especializados frequentemente necessários na prática clínica para a condução dos casos. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e da atenção especializada. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
12c. Percentual de médicos e enfermeiros que consideram adequado o tempo de espera até a realização das cirurgias eletivas frequentemente necessárias na prática clínica para a condução dos casos. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e dos serviços de atenção especializada. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |
12d. Percentual de médicos e enfermeiros dos serviços de APS e ginecologista/obstetras que consideram que as gestantes do município sempre conseguem assistência hospitalar adequada ao parto de alto risco. |
0 ponto: se < 25%; |
Questionário com profissionais de saúde dos serviços de APS e especialistas em ginecologia e/ou obstetrícia. |
1 ponto: se = 25% e < 50%; |
2 pontos: se = 50% e < 75%; |
3 pontos: se ≥ 75%. |