SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Labour risks in solid waste companies in Andalusia: a gender perspectiveÀ margem do rio e da sociedade: a qualidade da água em uma comunidade quilombola no estado de Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290versão On-line ISSN 1984-0470

Resumo

SILVA, José Marcos da et al. Implicações bioéticas para o licenciamento ambiental de grandes empreendimentos no Brasil. Saude soc. [online]. 2017, vol.26, n.3, pp.811-821. ISSN 1984-0470.  https://doi.org/10.1590/s0104-12902017170185.

O processo de licenciamento ambiental de refinarias de petróleo no Brasil tem sido criticado pela ausência do cuidado com relação aos efeitos decorrentes do empreendimento sobre a saúde. Por isso, este trabalho busca identificar ferramentas da bioética que contribuam para a proteção da saúde nesse processo. Amparado numa revisão integrativa da literatura científica e no método desconstrutivo proposto por Derrida, justifica-se a pertinência e legitimidade do uso da bioética para fundamentar a relação entre as consequências para a saúde dos indivíduos, populações e dos ecossistemas e a conflituosidade envolvida. Conclui-se que a bioética pode contribuir como ferramenta teórica e prática por meio da descrição, avaliação dos conflitos e dilemas morais envolvendo a licença para implantação de processos produtivos, servindo para processos de crítica, justificação e de estabelecimento de medidas moralmente aceitáveis para a proteção da saúde humana e dos demais seres vivos do ecossistema.

Palavras-chave : Bioética; Licenciamento; Saúde Coletiva; Saúde Ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )