SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4The work of the resident health professional in contact with death and dyingDietary practices of women beneficiaries of the Bolsa Família program in the perspective of health promotion índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Saúde e Sociedade

versión impresa ISSN 0104-1290versión On-line ISSN 1984-0470

Resumen

MINOWA, Evelin et al. Contribuição das universidades na revisão da Política Nacional de Promoção da Saúde. Saude soc. [online]. 2017, vol.26, n.4, pp.973-986.  Epub 18-Dic-2017. ISSN 1984-0470.  https://doi.org/10.1590/s0104-12902017169405.

Em 2014, a Política Nacional de Promoção da Saúde passou por um processo participativo de revisão, que teve como colaboradores gestores públicos, participantes de movimentos sociais, professores e pesquisadores de universidades. Nesse processo, foi necessário conhecer e analisar como se deram as contribuições dos diferentes atores envolvidos e como elas foram incorporadas à nova versão da Política. O objetivo deste estudo é discutir a contribuição das universidades na revisão da Política Nacional de Promoção da Saúde. Utilizando-se a técnica Delphi, questionários foram enviados, por correio eletrônico, a líderes de grupos de pesquisa das universidades brasileiras; o envio foi organizado em duas rodadas, tendo a última sido realizada somente após a análise dos consensos e dissensos da primeira. A partir da análise dos formulários, concluiu-se que as contribuições das universidades à nova Política Nacional de Promoção da Saúde estão relacionadas à sua estrutura, princípios e valores, objetivos, temas prioritários e eixos operacionais.

Palabras clave : Promoção da Saúde; Política de Saúde; Política Social; Política Pública; Grupos de Pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )