SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Burnout between intensive care physicians or the Burnout societyCare for the drug user: perception of nurses from the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde e Sociedade

Print version ISSN 0104-1290On-line version ISSN 1984-0470

Abstract

GALVAO, Ana Erika Oliveira; SAAVEDRA, Luísa  and  CAMEIRA, Miguel. Pobreza econômica e sociocultural no abuso de drogas: da responsabilidade individual à sociopolítica. Saude soc. [online]. 2018, vol.27, n.3, pp.820-833. ISSN 0104-1290.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902018170970.

A pesquisa sobre o abuso de drogas tem frequentemente ignorado as opiniões dos próprios usuários e as suas perceções sobre a sua dependência. Neste estudo, quisemos ouvir a sua voz sobre as razões e os motivos por que se engajaram no abuso de drogas e sobre as consequências que este comportamento teve nas suas vidas. Os dados foram coletados em Portugal a partir de entrevistas com quinze pessoas sob tratamento para comportamento aditivo em relação a álcool e drogas ilegais. As entrevistas foram analisadas através de análise temática e revelaram a existência de diversos fatores estruturais impactando na vida dos participantes, ou seja, discriminação de gênero, escolaridade baixa, marginalização socioeconômica e exclusão associados a políticas públicas insuficientes e inadequadas. A ação de fatores estruturais mais simbólicos - por exemplo, suas crenças generalizadas na toxicodependência como resultado do livre-arbítrio - através de sua interiorização pelas famílias, amigos e pelos viciados em si, tornou-se visível nas narrativas dos entrevistados, em que a rejeição pelos próximos, além de seus próprios sentimentos de culpa, tristeza e autodesaprovação, são características proeminentes. Como conclusão, chamamos atenção para a necessidade de uma política pública integrada nas áreas de educação, saúde e justiça, e a implementação de ações de sensibilização visando o público em geral, a fim de atenuar o impacto dos fatores estruturais sobre a vida dos atuais e potenciais viciados em drogas.

Keywords : Toxicodependência; Violência Estrutural; Sofrimento Social.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )