SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Hidrogéis de poliHEMA para reparo de defeitos da cartilagem articular: 1 - síntese e caracterização mecânicaPreparação e caracterização de colágeno aniônico por hidrólise seletiva de grupos carboxamida internos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

ZANIN, Maria  e  GIACOMETTI, José A. Caracterização elétrica e física de compósitos de copolímero EPDM vulcanizado e trihidróxido de alumínio. Polímeros [online]. 1997, vol.7, n.2, pp.30-39. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14281997000200005.

Apresenta-se neste trabalho a caracterização física e elétrica do elastômero vulcanizado EPDM-ENB (copolímero de etileno-propileno com o dieno de etileno norborneno) carregado com trihidróxido de alumínio (ATH - alumina trihidratada). São determinadas as características do processo de vulcanização, as propriedades mecânicas de rasgamento e de resistência à tração do EPDM com diferentes concentrações de ATH. A dependência da corrente de condução é determinada em função da tensão elétrica aplicada nos compósitos, temperatura e tipos de eletrodos metálicos. Os resultados mostram que a condutividade depende linearmente da raiz quadrada do campo elétrico. A discussão dos processos de condução é feita utilizando os modelos teóricos de Poole-Frenkel e Schottky.

Palavras-chave : Condutividade elétrica; compósitos; etileno propileno dieno; trihidróxido de alumínio; mecanismos de condução.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons