SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Comparação entre o método da gota pendente e o método da gota girante para medida da tensão interfacial entre polímeros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

NEVES, Márcia Angelica F.S.; DIAS, Marcos L.  e  COUTINHO, Fernanda M.B.. Copolímeros de estireno-divinilbenzeno para aplicação em cromatografia de exclusão por tamanho. Polímeros [online]. 1997, vol.7, n.3, pp.71-77. ISSN 0104-1428.  https://doi.org/10.1590/S0104-14281997000300011.

Copolímeros de estireno-divinilbenzeno para a aplicação em cromatografia de exclusão por tamanho foram sintetizados através de polimerização em suspensão aquosa modificada pela presença de diluentes. Na síntese dos copolímeros foram variados os seguintes parâmetros reacionais: tipo de diluente, grau de diluição e teor de divinilbenzeno. Os copolímeros obtidos como partículas esféricas com tamanho médio em torno de 10 µm foram caracterizados quanto à porosidade no estado seco e às propriedades de inchamento. Os copolímeros foram utilizados como material de empacotamento de colunas para cromatografia de exclusão por tamanho (SEC). O aumento do grau de diluição na síntese do copolímero aumentou o limite de exclusão da cromatografia, porém a redução do poder solvatante do diluente teve um efeito mais pronunciado sobre esse parâmetro.

Palavras-chave : Copolímeros de estireno-divinilbenzeno; propriedades de inchamento; cromatografia de exclusão por tamanho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons