SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Effect of preparation conditions on the electrical conductivity of blends of poly (vinylidene fluoride) and poly(o-methoxyaniline)Utilization of fiberglass residues in reinforced plates made of polyester resin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Polímeros

versión impresa ISSN 0104-1428

Resumen

MAURANO, Carlota H. F.; GALLAND, Griselda B.  y  MAULER, Raquel S.. Influência da estrutura de diferentes copolímeros de etileno e a-olefinas na funcionalização com anidrido maleico. Polímeros [online]. 1998, vol.8, n.3, pp. 79-88. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14281998000300011.

A funcionalização de copolímeros de etileno e a-olefinas com anidrido maleico (AM) foi realizada em solução de xileno com peróxido de dibenzoíla (DBP) como iniciador. Foi estudado o efeito das diferentes estruturas dos copolímeros, como número e comprimento de ramificação, na incorporação do AM. A funcionalização também foi realizada em estado fundido utilizando-se um misturador Rheomix 600 e uma extrusora Rheocord 9000 da Haake. A funcionalidade foi determinada por titulometria de neutralização e os produtos foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho (FT-IR) e por cromatografia de permeação em gel (GPC). A funcionalidade dos copolímeros de etileno com 1-hexeno aumentou com o aumento do teor de comonômero e dos copolímeros com 1-octeno e 1-deceno aumentou com o aumento do teor de a-olefina até um máximo, decrescendo e mantendo-se constante.

Palabras llave : LLDPE funcionalizado; LLDPE-g-MA; anidrido maleico; a-olefina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués