SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Effect of preparation conditions on the electrical conductivity of blends of poly (vinylidene fluoride) and poly(o-methoxyaniline)Utilization of fiberglass residues in reinforced plates made of polyester resin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Polímeros

versión impresa ISSN 0104-1428

Resumen

MAURANO, Carlota H. F.; GALLAND, Griselda B.  y  MAULER, Raquel S.. Influência da estrutura de diferentes copolímeros de etileno e a-olefinas na funcionalização com anidrido maleico. Polímeros [online]. 1998, vol.8, n.3, pp. 79-88. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14281998000300011.

A funcionalização de copolímeros de etileno e a-olefinas com anidrido maleico (AM) foi realizada em solução de xileno com peróxido de dibenzoíla (DBP) como iniciador. Foi estudado o efeito das diferentes estruturas dos copolímeros, como número e comprimento de ramificação, na incorporação do AM. A funcionalização também foi realizada em estado fundido utilizando-se um misturador Rheomix 600 e uma extrusora Rheocord 9000 da Haake. A funcionalidade foi determinada por titulometria de neutralização e os produtos foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho (FT-IR) e por cromatografia de permeação em gel (GPC). A funcionalidade dos copolímeros de etileno com 1-hexeno aumentou com o aumento do teor de comonômero e dos copolímeros com 1-octeno e 1-deceno aumentou com o aumento do teor de a-olefina até um máximo, decrescendo e mantendo-se constante.

Palabras clave : LLDPE funcionalizado; LLDPE-g-MA; anidrido maleico; a-olefina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués (pdf) Portugués (epdf)