SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue4Styrene-divinylbenzene copolymers loaded with organophosphorus chelating agents for rare earths separation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

FERRARI, Paulo Eduardo  and  REZENDE, Mirabel C.. Carbono polimérico: processamento e aplicação. Polímeros [online]. 1998, vol.8, n.4, pp. 22-30. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14281998000400005.

RESUMO: Carbonos poliméricos são materiais constituídos basicamente do elemento carbono, arranjado em orbitais sp², formando camadas de planos de hexágonos com diferentes graus de ordenação. Em função de suas características mecânicas, elétricas e de inércia química o processamento desses materiais é considerado como tecnologia de ponta e os produtos obtidos têm encontrado aplicação em diferentes áreas. Os pontos sensíveis desta tecnologia são o processamento dos precursores poliméricos orgânicos utilizados como matérias-primas, e os parâmetros de tratamento térmico adotados. Em função da aplicação final deste tipo de material o seu processamento é ajustado, de modo a permitir a obtenção de produtos com diferentes características finais, podendo-se citar o carbono vítreo monolítico com um volume de poros fechados inferior a 1% e as espumas de carbono com aproximadamente 98% de poros de transporte. Este artigo tem como objetivo divulgar esta classe de material, abordando os conceitos básicos de sua estrutura, tópicos de seu processamento e o seu potencial de utilização.

Keywords : Carbono polimérico; carbono vítreo; carbono vítreo reticulado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese