SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Estudo das propriedades reológicas, morfológicas e mecânicas de blendas injetadas de polipropileno com poliamidas reforçadas com fibras de vidroFuncionalização do Polipropileno com Viniltrietoxisilano em Solução e no Estado Fundido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

SIGNINI, Roberta  e  CAMPANA FILHO, Sérgio P.. Purificação e caracterização de quitosana comercial. Polímeros [online]. 1998, vol.8, n.4, pp.63-68. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14281998000400009.

RESUMO: Procedimentos adequados para as purificações de quitosana comercial como cloridrato e na forma neutralizada são descritos. As amostras obtidas apresentam elevado grau de pureza e baixo teor de cinzas conforme verificado através de termogravimetria. As determinações de graus de acetilação por espectroscopia de ressonância magnética nuclear (=23,6%) e por titulações (=23,0%) apresentam muito boa concordância. O cloridrato de quitosana é solúvel em água, o que permite determinações de viscosidade intrínseca em solventes aquosos na ausência de excesso de ácido e facilita a comparação de quitosana com outros polieletrólitos quanto a estimativas de rigidez/flexibilidade.

Palavras-chave : Cloridrato de quitosana; purificação; grau de acetilação; viscosidade intrínseca; soluções aquosas sem excesso de ácido; constante de Huggins.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons