SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Estabelecimento de parâmetros reológicos na obtenção de compósitos carbono/fenólicaDeterminação de temperatura de transição dúctil-frágil de plásticos através de testes de impacto instrumentado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

CARVALHO, Gil de  e  FROLLINI, Elisabete. Lignina em espumas fenólicas. Polímeros [online]. 1999, vol.9, n.1, pp.66-75. ISSN 0104-1428.  https://doi.org/10.1590/S0104-14281999000100009.

A lignina extraída do bagaço de cana de açúcar pode substituir parcialmente o fenol na preparação de resinas fenólicas. Este trabalho aborda a aplicação de pré-polímero resólico, sendo que o fenol foi parcialmente substituído por lignina (25%, massa lignina/massa fenol ), visando a obtenção de material com características de plástico celular. No presente trabalho descreve-se a caracterização das espumas obtidas por microscopia eletrônica de varredura, conteúdo de células fechadas, densidade aparente, resistência à compressão e dureza. A espuma lignina-fenol-formaldeído apresentou propriedades mecânicas consideravelmente superiores àquelas da espuma fenólica convencional, caracterizando-se como uma espuma estrutural, com características de isolante térmico.

Palavras-chave : Lignina; espuma isolante térmica; espuma fenólica; espuma estrutural; resinas lignina-fenol-formaldeído.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons