SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Preparação de fibras de polipropileno modificadas com grupos mercaptan e sua utilização em compósitos com resina epoxídica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

NOGUEIRA, Clara L.; MARLET, José M. F.  e  REZENDE, Mirabel C.. Processo de obtenção de pré-impregnados poliméricos termoplásticos via moldagem por compressão a quente. Polímeros [online]. 1999, vol.9, n.3, pp.18-27. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/S0104-14281999000300006.

Os compósitos poliméricos à base de termoplásticos avançados são usados em aplicações estruturais devido à uma combinação favorável de baixa massa específica e desempenho mecânico elevado. Uma das rotas para o processamento desses compósitos é via laminação e consolidação adequadas de pré-impregnados poliméricos termoplásticos. Este trabalho apresenta o estudo da obtenção de pré-impregnados termoplásticos via moldagem por compressão a quente, mostrando os parâmetros temperatura e pressão utilizados no processamento. Como matrizes poliméricas foram utilizadas a poli(éter-éter-cetona), a poli(éter-imida), o poli(sulfeto de fenileno) e a poli(sulfona) e como material de reforço tecido de fibras de carbono.

Palavras-chave : Compósitos termoplásticos; pré-impregnados; moldagem por compressão a quente; poli(éter-éter-cetona); poli(éter-imida); poli(sulfeto de fenileno); poli(sulfona).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons