SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Processo de obtenção de pré-impregnados poliméricos termoplásticos via moldagem por compressão a quenteInfluência de fatores estruturais no processo de gelificação de pectinas de alto grau de metoxilação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

DUTRA, Rita C. L.; SOARES, Bluma G.; LOURENCO, Vera L.  e  DINIZ, Milton F.. Preparação de fibras de polipropileno modificadas com grupos mercaptan e sua utilização em compósitos com resina epoxídica. Polímeros [online]. 1999, vol.9, n.3, pp.28-37. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/S0104-14281999000300007.

Fibras de polipropileno modificadas com grupos mercaptan foram desenvolvidas através de processo de extrusão/fiação de misturas contendo PP e EVA modificado com grupos mercaptan (EVASH). A superfície destas fibras foi analisada por espectroscopia foto-eletrônica de raios-X (XPS), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, utilizando-se a técnica de refletância difusa (DRIFTS), tensão superficial e microscopia eletrônica de varredura. A partir destas técnicas, chegou-se à conclusão que o componente polar (EVASH) se situa próximo à superfície da fibra. A utilização destas fibras em compósitos com resina epoxídica resultou em aumento considerável da resistência ao impacto e da temperatura de transição vítrea do material, indicando boa adesão interfacial matriz-fibra. Estas interações foram comprovadas por análise dinâmico-mecânicas.

Palavras-chave : Fibra de polipropileno; grupos mercaptan; análise superficial; copolímeros de EVA; resina epoxídica; compósitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons