SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Avaliação da interação macromolécula/íon Zn+2 em meio aquoso: poli(acrilamida-co-ácido acrílico) e taninos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

MANRICH, Sati. Estudos em reciclagem de resíduos plásticos urbanos para aplicações substitutivas de papel para escrita e impressão. Polímeros [online]. 2000, vol.10, n.3, pp.171-178. ISSN 0104-1428.  https://doi.org/10.1590/S0104-14282000000300014.

No presente trabalho, são apresentados os primeiros resultados obtidos em uma série de estudos desenvolvidos com o objetivo principal de obter papel sintético a partir de resíduos plásticos. Diferentes resíduos de polipropileno (PP) foram caracterizados antes e após a formulação de compósitos, alguns dos quais possibilitaram processamentos posteriores por extrusão de filmes para a produção de papéis. Os resultados mostraram a viabilidade técnica do objetivo proposto, tendo sido possível a obtenção de papel para escrita e impressão a partir de resíduos de garrafas de PP, coletados seletivamente em restaurante. Comparativamente ao papel celulósico, apesar de menores propriedades de rigidez, opacidade e de impressão com tintas aquosas principalmente, os filmes de compósitos de PP apresentaram várias características semelhantes, motivando a continuidade dos estudos para o aprimoramento do material.

Palavras-chave : Papel sintético; papel plástico; reciclagem; plásticos pós-consumo; resíduos plásticos urbanos; PP; compósitos; filmes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons