SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4The curing reaction of diglycidyl ether of bisphenol-A (DGEBA) and diethylentriamine system studied by differencial scanning calorimetryPolimerização 1,4 - cis de butadieno com o sistema catalítico tetracloreto de titânio/triisobutilalumínio/iodo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

GUIMARAES, Pedro Ivo C.. Estudo da influência dos iniciadores na polimerização da 2-fenil-2-oxazolina. Polímeros [online]. 2000, vol.10, n.4, pp.224-229. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/S0104-14282000000400010.

2-Fenil-2-oxazolina foi polimerizada utilizando-se iodeto de metila, tosilato de metila, eterato de trifluoreto de boro e sulfatos de dimetila, dietila e di-sec-butila como iniciadores. Este trabalho visa estudar a influência do tipo de iniciador nos processos de iniciação e propagação bem como as condições reacionais dessas polimerizações. Os resultados das polimerizações mostraram que a nucleofilicidade do iniciador e os diferentes grupos alquilas presentes nos sulfatos de dialquila afetam a reação de iniciação e influenciam a propagação das espécies ativas devido ao efeito do contra-íon derivado desses iniciadores. Os sulfatos de dialquila investigados exibiram uma boa eficiência na iniciação e seus comportamentos foram próximos.

Palavras-chave : Polimerização catiônica; poli(N-acil-etilenoiminas); iniciadores catiônicos; oxazolinas-2-substituídas; heterocíclicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons