Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Polímeros
versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169
Resumo
COUTINHO, Fernanda M.B. e REZENDE, Simone M.. Catalisadores Sulfônicos Imobilizados em Polímeros: Síntese, Caracterização e Avaliação. Polímeros [online]. 2001, vol.11, n.4, pp.222-233. ISSN 1678-5169. https://doi.org/10.1590/S0104-14282001000400012.
Suportes poliméricos à base de estireno (Sty) e divinilbenzeno (DVB) foram preparados por polimerização em suspensão aquosa em presença de diluente (mistura de tolueno e n-heptano em composição variada) em um grau de diluição de 100 % e com quatro teores diferentes de DVB (10, 20, 40 e 60 %). Os suportes foram caracterizados nos estados seco e inchado. No estado seco foram analisados quanto à densidade aparente, área específica, volume de poros e morfologia, e no estado inchado foi observado o comportamento em dois diferentes tipos de solventes, um bom e um mau solvente para o copolímero de estireno-divinilbenzeno. As propriedades dos suportes poliméricos, nos estados seco e inchado, foram relacionadas com os parâmetros de síntese. Os suportes poliméricos foram sulfonados em presença de solvente capaz de inchar a rede polimérica (1,2-dicloroetano). Os catalisadores sulfônicos obtidos foram caracterizados no estado seco e inchado e a atividade catalítica foi avaliada em reações de esterificação de ácido acético com n-butanol. Também foi avaliado o efeito da reciclagem dos catalisadores na sua atividade catalítica.
Palavras-chave : Suportes poliméricos de estireno-divinilbenzeno; morfologia; caracterização; catalisadores sulfônicos imobilizados; reação de esterificação.